Como superar as situações aparentemente impossíveis - Luis Flavio Gomes - FLG
No fundo, muitas soluções deixam de ser encontradas em razão da nossa ignorância. Com base na doutrina do rabino Schneur Zalman de Ladi, um mestre chassídico (autor do livro Tanya), Nilton Bonder (O segredo judaico) estruturou as quatro dimensões que podem estar presentes em toda realidade: (a) o aparente do aparente; (b) o oculto do aparente; (c) o aparente do oculto e (d) o oculto do oculto.
Diante de toda realidade (de todo problema) temos que descobrir todos os seus componentes, partindo da superficialidade até chegar ao seu âmago mais profundo. Só passando por todas as etapas possíveis, passo a passo, é que vamos rompendo as estruturas da nossa ignorância.
Se de um lado é certo afirmar que a análise das várias camadas da situação não constitui um método de solução do problema, de outro, não menos correto é admitir que ela (a análise cuidadosa de cada etapa) pelo menos pode contribuir bastante para reduzir nossa ignorância. Que pode significar aumento de sabedoria. Lembram do filósofo grego Sócrates, aquele que reconheceu sua ignorância (“Só sei que nada sei”). Pois bem, é difícil encontrar na história da filosofia um ato que expresse maior sabedoria.